Solenidade de Posse da Nova Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança do Município de Caarapó

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 9, 2018 as 18:17 | Voltar

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária se reuniu, na noite desta segunda-feira (07), na Câmara Municipal de Caarapó, com os membros do Conselho Comunitário de Segurança, a fim de dar posse à nova diretoria e capacitá-los.

A legitimidade da solenidade de posse foi garantida pela resolução SEJUSP/MS/Nº837, de 04 de maio de 2018, na sequência, o conhecimento sobre filosofia de polícia comunitária foi apresentada pelo Tenente Coronel Edilson, o qual alertou para a necessidade de focalizar na prevenção da criminalidade, fazendo um diagnóstico, sobretudo, das causas o que possibilita “tratar o mal pela raiz”. Acrescentou ainda, que a estatística apresentada pela polícia, nem sempre é capaz de revelar a real incidência da criminalidade local, pois muitas vítimas se abstêm do registro de ocorrência e, portanto, o papel do conselho torna-se imprescindível, no sentido de completar as informações sobre os padrões de comportamento da cultura local, que são necessárias para se estabelecer prioridades na atuação da polícia, bem como, subsidiar políticas públicas.

O encontro foi encerrado com a explanação da resolução da SEJUSP/MS/Nº271 de 11 de abril de 2011, à qual, trata-se do regulamento dos conselhos comunitários de segurança, oportunidade em que os conselheiros puderam ter conhecimento das suas respectivas atribuições dentro do conselho, bem como, sobre a finalidade em si do conselho, junto à comunidade local.

Trata-se, portanto, de um grupo de pessoas voluntárias, comprometidas com as questões da segurança, que juntos com as autoridades locais, analisam, discutem, planejam e acompanham as soluções dos problemas possibilitando assim, realizar um trabalho de prevenção e combate, baseada na responsabilidade compartilhada.