SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
PORTARIA N.º 12, DE 30 DE JUNHO DE 2008
O Dispõe sobre os Distintivos dos Cursos de Multiplicador e de Promotor de Polícia Comunitária.
SECRETÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, no uso de suas atribuições que lhe confere o Regimento Interno da SENASP, aprovado pela Portaria nº 1281/MJ, de 13 de Outubro de 2006, resolve:
Art. 1º - Adotar oficialmente os distintivos para os cursos de Multiplicador e Promotor de Polícia Comunitária semelhantes aos modelos instituídos pela PMMG, conforme RESOLUÇÃO Nº 3818 - CG, de 20 de junho de 2005, com modificações de acordo com as especificações contidas nos anexos "A" e "B" desta Portaria.
Art 2º - O distintivo, de uso facultativo, será destinado aos concludentes, com freqüência e aproveitamento, dos cursos de Multiplicador de Polícia Comunitária e Promotor de Polícia Comunitária realizados pela SENASP/MJ em parceria com os Estados e pelos cursos promovidos pelos Estados desde que cumpram a grade curricular com a mesma carga horária e disciplinas oferecidas pelo curso estabelecido por esta Secretaria.
Art. 3º - A utilização do distintivo por militares em geral, dependerá de autorização regulada pela instituição a que pertencer o discente formado.
- 1º - O distintivo do Curso de Promotor de Polícia Comunitária poderá ser utilizado pelos discentes capacitados no Curso a Distância oferecido pela SENASP/MJ desde que também autorizado conforme caput deste artigo.
- 2º - O distintivo, em formato de boton, poderá ser usado em trajes civis na lapela de termo ou o correspondente em trajes civis feminino.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
RICARDO BRISOLLA BALESTRERI - SECRETÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
ANEXO A
DESCRIÇÃO DO BREVE DE CURSO DE MULTIPLICADOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA
Composto por um escudo suíço com bordura em esmalte verde e amarela separados por filetes em ouro, com o fundo do escudo em esmalte azul, partindo da ponta do escudo, tendo aos seus flancos destro e sinistro ramos simétricos de folhas de louro em metal nobre, ouro, simbolizando sabedoria e nobreza. No centro de honra um luzeiro com 14 pontas que se irradiam em ouro, sobreposto ao luzeiro o conjunto de três bustos com bordas em ouro, sobrecarregado com fundo de esmalte em degrade do negro ao branco, sobressaindo o branco (prata), significando a integração entre a comunidade e as Instituições de Prevenção da Ordem Pública e individualmente patenteia o dever, o direito e a responsabilidade de todos na segurançapública. No umbigo do escudo o mapa do Brasil com bordas em ouro e fundo em esmalte verde com elemento identificador do curso de multiplicador de polícia comunitária, em contra-chefe e sobre os louros uma faixa com bordura em ouro, em fundo azul, com a inscrição "POLÍCIA COMUNITÁRIA" em metal nobre.
Especificação Detalhada do Distintivo de Multiplicador de Polícia Comunitária O distintivo do Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária, possui medidas máximas de 3,9 cm de altura por 4,6 cm de largura para o distintivo de metal, pano ou orracha contendo as seguintes especificações:
I - COMPOSIÇÃO:
- a) Bordas
A borda externa, situa-se a 3,9 cm da base e largura de 3,3 cm, tem cor dourada com fundo verde (R:15, G:158 e B:2). A borda do meio, situa-se a 2,9 cm do nível superior da Inscrição "Polícia Comunitária" e largura de 3,0 cm, tem cor dourada com fundo amarelo- claro (R:255, G:255 e B:102). A borda interna, situada a 2,8 cm do nível superior da Inscrição "Polícia Comunitária" e largura de 2,6 cm, tem cor dourada com fundo azul-blau (R:0, G:0 e B:255).
- b) Luzeiro
Figura que apresenta 14 pontas que se irradiam do centro, tem cor dourada.
- c) Mapa
O mapa do Brasil tem a largura de 1,3 cm por 1,2 cm de altura, com a borda dourada e fundo verde (R:15, G:158 e B:2).
- d) Ramos de folhas de Louro
Os louros (ramados) têm a cor dourada com 4,6 cm de largura, dispostos de maneira simétrica no distintivo.
- e) Bustos
Os bustos sobrepostos têm as dimensões de 0,7 cm de altura por 0,8cm de largura, o mais interno na cor preta (R:0, G:0 e B:0), o do meio na cor cinza 30% de preto (R:178, G:178 e B:178) e o externo na cor branca (R:255, G:255 e B:255).
- f) Inscrição
A inscrição "POLÍCIA COMUNITÁRIA", é na fonte Avant Gard BK BT, tamanho 22, com altura de 0,25 cm por 3,50 cm de comprimento, cor dourada, com fundo azul blau (R:0, G:0 e B:255) e bordas douradas (0,45 cm de altura por 3,80 cm de comprimento).
II - SIGNIFICADO:
- a) Mapa
Representa a união de todas unidades federativas que compõe o Brasil, na cor verde simbolizando o docente da filosofia de polícia comunitária.
- b) Bustos
Símbolo que representa o objetivo final do curso, a conversão dos operadores de sistema de segurança pública para a filosofia de polícia comunitária. O busto na cor branca representa a missão dos multiplicadores de polícia comunitária que é promover a paz social. Individualmente representa a responsabilidade de cada cidadão na segurança pública. Sobrepostos representam a integração entre comunidade e os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública.
A união dos bustos significa o dever, o direito e a responsabilidade de todos na segurança pública, conforme previstos no art 144 da Constituição Federal.
- c) Moldura
Protege o conjunto, dando-lhe uma forma harmoniosa. Os ramos de folhas de louro representam o êxito alcançado pelos discentes, que ingressam numa nova filosofia de fazer policiamento, demonstrando o empenho e a coragem de promover a paz social por meio da filosofia de polícia comunitária.
- d) Inscrições
A inscrição "POLÍCIA COMUNITÁRIA" define a filosofia dos discentes.
- e) Luzeiro
Brilho emanado do resultado da interação comunitária e símbolo do brilhantismo da nobre missão de promover a paz social.
ANEXO B
DESCRIÇÃO DO BREVE DE CURSO DE PROMOTOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA
Composto por um escudo suíço com bordura em esmalte branco e vermelho separados por filetes em ouro, com o fundo do escudo em esmalte azul, partindo da ponta do escudo, tendo aos seus flancos destro e sinistro ramos simétricos de folhas de louro em metal nobre, ouro, simbolizando sabedoria e nobreza. No centro de honra um luzeiro com 14 pontas que se irradiam em ouro, sobreposto ao luzeiro o conjunto de três bustos com borda em ouro, sobrecarregado com fundo de esmalte em degrade do negro ao branco, sobressaindo o branco (prata), significando a integração entre a comunidade e as Instituições de Prevenção da Ordem Pública e individualmente patenteia o dever, o direito e a responsabilidade de todos na segurança pública. No umbigo do escudo o mapa do Brasil com bordas em ouro e fundo em esmalte vermelho com elemento identificador do curso de promotor de policiamento comunitário, em contra-chefe e sobre os louros uma faixa com bordura em ouro, em fundo azul, com a inscrição "POLÍCIA COMUNITÁRIA" em metal nobre.
Especificação Detalhada do Distintivo de Promotor de Polícia Comunitária O distintivo do Curso de Promotor de Polícia Comunitária, possui medidas máximas de 3,9 cm de altura por 4,6 cm de largura para o distintivo de metal, pano ou borracha contendo as seguintes especificações:
I - COMPOSIÇÃO:
- a) Bordas
A borda externa, situa-se a 3,9 cm da base e largura de 3,3 cm, tem cor dourada com fundo branco (R:255, G:255 e B:255). A borda do meio, situa-se a 2,9 cm do nível superior da Inscrição "Polícia Comunitária" e largura de 3,0 cm, tem cor dourada com fundo vermelho-goles (R:255, G:0 e B:0). A borda interna, situada a 2,8 cm do nível superior da Inscrição "Polícia Comunitária" e largura de 2,6 cm, tem cor dourada com fundo azul-blau (R:0, G:0 e B:255).
- b) Luzeiro
Figura que apresenta 14 pontas que se irradiam do centro, tem cor dourada.
- c) Mapa
O mapa do Brasil tem a largura de 1,3 cm por 1,2 cm de altura, com a borda dourada e fundo vermelho-goles (R:255, G:0 e B:0).
- d) Ramos de folhas de Louro
Os louros (ramados) têm a cor dourada com 4,6 cm de largura, dispostos de maneira simétrica no distintivo.
- e) Bustos
Os bustos sobrepostos têm as dimensões de 0,7 cm de altura por 0,8 cm de largura, o mais interno na cor preta (R:0, G:0 e B:0), o do meio na cor cinza 30% de preto (R:178, G:178 e B:178) e o externo na cor branca (R:255, G:255 e B:255).
- g) Inscrição
A inscrição "POLÍCIA COMUNITÁRIA", é na fonte Avant Gard BK BT, tamanho 22, com altura de 0,25 cm por 3,50 cm de comprimento, cor dourada, com fundo azul blau (R:0, G:0 e B:255) e bordas douradas (0,45 cm de altura por 3,80 cm de comprimento).
II - SIGNIFICADO:
- a) Mapa
Representa a união de todas unidades federativas que compõe o Brasil na cor vermelha como elemento de distinção para o curso de multiplicador de polícia comunitária.
- b) Bustos
Símbolo que representa o objetivo final do curso, a conversão dos operadores de sistema de segurança pública para a filosofia de polícia comunitária. O busto na cor branca representa a missão dos promotores de polícia comunitária que é promover a paz social. Individualmente representa a responsabilidade de cada cidadão na segurança pública. Sobrepostos representam a integração entre comunidade e os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública. A união dos bustos significa o dever, o direito e a responsabilidade de todos na segurança pública, conforme previsto no art 144 da Constituição Federal.
- c) Moldura
Protege o conjunto, dando-lhe uma forma harmoniosa. Os ramos de folhas louro representam o êxito alcançado pelos discentes, que ingressam numa nova filosofia de fazer policiamento, demonstrando o empenho e a coragem de promover a paz social por meio da filosofia de polícia comunitária.
- d) Inscrições
A inscrição "POLÍCIA COMUNITÁRIA" define a filosofia dos discentes.
- e) Luzeiro
Brilho emanado do resultado da interação comunitária e símbolo do brilhantismo da nobre missão de promover e participar da paz social.