As aldeias Amambai e Limão Verde, ambas localizadas no município de Amambai, passam a contar a partir desta quarta-feira (23), com Conselhos Comunitários de Segurança Indígenas (CCSInd), que foram oficialmente implantados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, conforme resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado.
Ao todo, Mato Grosso do Sul conta com oito Conselhos Comunitários de Segurança Indígena. Por meio da iniciativa, que é inédita no Brasil é possível que a polícia trabalhe em conjunto com a comunidade, garantindo assim a presença da segurança pública no interior das aldeias, onde o trabalho ostensivo poderá ser feito tanto pela polícia, como pelas lideranças, que contarão com duas viaturas que serão doadas pelo Governo do Estado por meio da Sejusp.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, com a presença dos órgãos de segurança pública a tendência é que a violência e o crime diminuam nas aldeias. “E junto com a comunidade, o resultado do trabalho policial é bem melhor”, complementa.
Os integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena das aldeias Limão Verde e Amambai, serão empossados nesta sexta-feira (25), durante a abertura da 2ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania, que a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), com o apoio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), realiza em Amambai, até sábado (26).
Conforme as resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje, os novos conselheiros permanecem no cargo até 2026. Os Conselhos contam também com representados pela Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar, que são membros natos.
Assume a presidência do Conselho Comunitário de Segurança Indígena da aldeia Amambai, o cacique Arcênio Vasque, que tem como vice-presidente a líder indígena Lurdelice Moreira Nelson. Já na Aldeia Limão Verde o cacique Alimers Nelson assume a presidência do Conselho e a vice-presidência fica com Denildo Montiel, também liderança indígena.
As resoluções que instituem os novos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena estão publicadas a partir da página 23 do Diário Oficial do Estado e podem ser conferidas clicando aqui.
MS em Ação: Segurança e Cidadania
Nos dias 25 e 26 de Agosto, quinta e sexta-feira desta semana, o Governo do Estado, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte Cultura e Cidadania), realiza em Amambai (MS), a 2ª edição do MS Em Ação: Segurança e Cidadania, que levará serviços para mais de 10 mil indígenas das etnias Guarani-Kaiowá, que vivem no município.
Nos dois dias, os povos originários tanto da Aldeia Amambai, onde acontece a ação transversal e inclusiva, como das aldeias Jaguari e Limão Verde, terão acesso gratuito a serviços como emissão da 1ª e 2ª vias de certidões de nascimento, carteira de identidade, título de eleitor, do CPF e da carteira de trabalho, atendimentos médicos e odontológicos, orientações sobre escovação e higiene bucal – com distribuição de kits com creme e escova dentais pela ABO/MS e Fareff, oficinas e palestras, entre outros.
Conselhos Comunitários de Segurança Indígena
Os Conselhos Comunitários de Segurança Indígena (CCSI), são grupos de pessoas da mesma aldeia ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Para mais informações, contatar a Coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800.
Fonte: Sejusp/MS