SEJUSP inicia capacitações do Curso de Polícia Comunitária e Estratégia Organizacional.

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 27, 2016 as 12:41 | Voltar

Dourados (MS) - A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, através da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, inicia hoje (27), a primeira edição do curso de Polícia Comunitária e Estratégia organizacional/2016.

O Curso será realizado na Unigran, sito à Rua: Balbino de Matos, n.º 2121, Jardim Universitário, em Dourados/MS, e está sendo destinado a 40 (quarenta) profissionais de Segurança Pública.

O objetivo é capacitar profissionais de segurança pública na filosofia e prática do policiamento comunitário.

No curso de 40 horas/aula serão abordados: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança e é resultado do termo de Acordo de Cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)/Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

De acordo com a Coordenador Estadual de Polícia Comunitária – Cel PM Carlos de Santana Carneiro, responsável pela execução dos cursos, as temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública.

Polícia Comunitária

O Artigo 144 da CF, diz que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, o que nos leva a inferir que além dos policiais, cabe a qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade pela segurança.

Segundo ainda o Coordenador Estadual, “a Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade com foco na inteligência e prevenção da criminalidade, através da integração e participação comunitária”.

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.