Reunião com representante da ONU Mulheres discute protocolo sobre feminicídio

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, fevereiro 23, 2016 as 13:28 | Voltar

Campo Grande (MS) – A subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja junto com a representante da ONU Mulheres no Brasil, Wânia Pasinato, também coordenadora do projeto para “Implementação do Protocolo Latino-Americano para investigação das mortes violentas de mulheres por razões de gênero no Brasil”, e a promotora de Justiça, Jaceguara Passos; abriram na manhã desta terça-feira (23) uma série de reuniões com representantes do Grupo de Trabalhos Institucionais (GTI) que vão discutir a implementação do projeto piloto baseado nas diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar o feminicídio (mortes violentas de mulheres). Os encontros prosseguem até quinta-feira (25), na Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Esta é a segunda reunião do GTI que é formado pela Subsecretarias de Políticas Públicas para Mulheres, Tribunais de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretarias de Justiça e Segurança Pública, com as Polícias Militar e Civil. Na primeira reunião que aconteceu em outubro de 2015 foi definidos os representantes e, agora após os términos dos trabalhos saíra a sistematização das propostas de implementação de cada setor.

wANIA-PASINATO

Wânia Pasinato, representante da ONU Mulheres no Brasil e coordenadora do projeto para “Implementação do Protocolo Latino-Americano para investigação das mortes violentas de mulheres por razões de gênero no Brasil”

Para Wânia Pasinato, esse é o momento de cada setor apresentar suas propostas para criação de um modelo de protocolo. “Será a definição das tratativas para a criação de um documento geral que servirá como modelo para todos os estados brasileiros. Inicialmente cinco estados incluindo Mato Grosso do Sul serão os estados-testes para adaptação dessas diretrizes”, disse a representante da ONU Mulheres.

Luciana Azambuja Roca, falou sobre a necessidade de estabelecer critérios para padronização dos procedimentos. “A nossa luta é tratar dos assassinatos de mulheres não somente como um assassinato comum, mas como feminicídio. Com esse critério assim agilizar os processos e enquadramentos”, disse a subsecretária da Mulher em MS.

Além de MS, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Piauí, Maranhão e o Distrito Federal são responsáveis pela elaboração de documentos estaduais para o feminicídios.

Números –De acordo com os números, o tema feminicídio vem adquirindo grande relevância no contexto nacional brasileiro. Entre 1980 e 2011, foram 96.612 mulheres que morreram de forma violenta no país. A cada ano, são aproximadamente 4.500 mortes com taxas de 4,6 mortes por 100 mil habitantes (Mapa da Violência, 2014). Parte significativa dessas mortes são motivadas pela desigualdade baseada em gênero.

Em março de 2015 foi aprovada a Lei nº 13.104, que modifica o Código Penal para incluir o feminicídio como forma de homicídio qualificado, enquadrando-o também como crime hediondo. A mudança traz novos desafios e um deles é a sensibilização dos profissionais e das instituições de segurança pública e justiça criminal para investigar, processar e julgar de forma adequada e eficaz os feminicídios.

Fonte:Texto e foto: Solange Mori (Vice-Governadoria e Sedhast)

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.