Campo Grande (MS) - A Polícia Militar comemorou, no dia 19 de junho, o aniversário do Programa Educacional de Resistência às Drogas ( PROERD ) que completa 18 anos de atuação no Mato Grosso do Sul. O programa teve início em 1997 quando cinco policiais militares do estado foram formados pela Polícia Militar de São Paulo. Desde o início das atividades os atendimentos já somam 242.811 crianças e adolescentes. Está previsto, para o ano de 2015, o atendimento de cerca de 20 mil crianças em 40 municípios.
O PROERD é um programa educativo desenvolvido pela Polícia Militar com o objetivo de prevenir o uso de drogas entre os jovens. Aplicado nas escolas conveniadas através de 10 lições, uma vez por semana, aborda os seguintes assuntos: tomada de decisão, informações sobre os prejuízos do uso de drogas, discussão sobre a influência das propagandas no consumo de bebidas, pressão dos colegas, fortalecimento da autoestima e resolução de conflitos.
Em comemoração ao aniversário do Programa reuniram-se dia 19 (sexta-feira), no Comando Geral, o Diretor de Policia Comunitária e Direitos Humanos Cel. Alírio Villasanti, responsável pelos Projetos Sociais da PM, o Coordenador Estadual do Programa Ten.Cel Zerlotti e os policiais instrutores da capital.
Foram homenageados simbolicamente os ex-instrutores do programa nas pessoas do Cel. Hudmax e o Ten.Cel. Ávalos e os atuais instrutores através do Cb Costa e Cb Hugo, que militam na atividade a mais de 15 anos.
Nas palavras do Diretor de Policia Comunitária Cel. Alírio Villasanti: “a atuação do Proerd juntamente com todos os Projetos Sociais da PM contribuem para o fortalecimento do exercício da cidadania, elevação da autoestima, promove a boa convivência, o respeito aos valores da família, formando uma corrente proativa de caráter preventivo e realçando a responsabilidade sócio-ambiental da Instituição”.
Fonte : PMMS
Publicado por: