Bonito(MS) Nessa segunda-feira(29) a PM da cidade deu início a uma nova modalidade de policiamento preventivo que trabalha em parceria com a comunidade escolar para identificar, priorizar e resolver os problemas existentes de segurança pública.
O objetivo do policiamento comunitário escolar é prevenir a violência e a prática do ato infracional que possa ser cometido por crianças e/ou adolescentes, e crimes dos adultos. A comunidade escolar deve ser estimulada a colaborar com o policial militar e, em contrapartida, este tem que dar crédito às informações recebidas.
A comunidade escolar é formada pelos professores, servidores, alunos, pais de alunos, comunidade do perímetro escolar, Policia Militar, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação (Estadual e Municipal), Prefeitura, entre outros.
A criação e normatização do Policiamento Comunitário Escolar no âmbito da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar visa atuar em suplementação ao policiamento ostensivo geral na área da 1ª CIPM, aumentando a sensação de segurança para a população escolar (urbana e rural) e para os visitantes, atuando de maneira preventiva em discussões, brigas e intimidações entre alunos ou entre estes e professores, atuando como facilitador em casos de violência psicológica, verbal e domésticas.
Palavras do comandante da unidade: Há que salientar que a proposta do policiamento escolar comunitário, visa dar ao cidadão (estudante ou não) o direito constitucional de ir e vir com segurança nas áreas escolares e em seus entornos, através de patrulhamento ostensivo, preventivo e repressivo quando necessário, além do policiamento de trânsito nas vias próximas, trazendo harmonia e tranquilidade para comunidade escolar que servirá de multiplicador para os demais munícipes de Bonito.
Assessoria de comunicação social 1Cipm
fonte: por ASSECON – 1ªCIPM