POLÍCIA COMUNITÁRIA Secretaria de Segurança certifica mais 50 promotores e multiplicadores de Polícia Comunitária

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 8, 2016 as 09:40 | Voltar

Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro certificam nesta sexta-feira (8) mais 50 policiais civis, policiais militares, bombeiros e guardas municipais como promotores e multiplicadores da filosofia de Polícia Comunitária.  A entrega dos certificados acontece a partir das 15 horas na Escola Superior de Controle Externo (EscoEx) do Tribunal de Contas, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

O curso de formação dos multiplicadores, capacitados para ministrar aulas da temática específica de Polícia Comunitária, teve duração de 80 horas/aulas e foi realizado nas duas últimas semanas na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Campo Grande. Já os promotores de Polícia Comunitária foram formados no início do mês de março._MG_0219

Aumentar a capacidade preventiva das polícias é o principal foco dos cursos de Polícia Comunitária realizados pela Sejusp segundo o coordenador Estadual. “O que queremos é multiplicar a filosofia de Polícia Comunitária e mudar essa visão de segurança reativa, que é a ação policial após a ocorrência de crimes e com o apoio da comunidade aumentar a capacidade preventiva”, explicou o coronel Santana.

_MG_0222

Nos cursos de promotores e multiplicadores de Polícia Comunitária são oferecidas as disciplinas de direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, gestão de projetos, teorias sobre Polícia Comunitária, teorias e práticas de ensino, Polícia Comunitária Comparada e troca de experiência em Polícia Comunitária, Polícia Comunitária e sociedade, estruturação dos conselhos comunitários, mediação e demais meios para a resolução pacífica de conflitos, instrumentos de menor potencial ofensivo, legislação e modelo de uso diferenciado da força, entre outras.

A solenidade de certificação contará com as presenças dos representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança de Campo Grande, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Edgar Júdice Teixeira, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Esli Ricardo de Lima e de representantes da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Campo Grande.