PMA e Florestinha promoveram Educação Ambiental para 3.193 pessoas na Semana da Árvore

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, setembro 28, 2015 as 11:55 | Voltar

Campo Grande (MS) – Desde o Dia Internacional da Árvore (21), a PMA e parceiros realizaram trabalhos de Educação Ambiental em quatro cidades do Estado. O Projeto Florestinha, secretarias municipais de Educação de Itaquiaraí, Ladário e de Corumbá e a Fazenda Green Farm CO2 Free realizaram diversas atividades, dentre elas, o plantio de 1.000 mudas nativas.

As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha da Capital, instalado no Parque Cônsul Assaf Trad, localizado próximo a um Shopping Center, na saída para Cuiabá, receberam escolas até sexta-feira (25). Participaram das oficinas temáticas 485 pessoas. As oficinas foram as seguintes:
1. Plantio de Mudas Nativas, com palestras sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, erosões etc. (100 mudas serão plantadas).
2. Reciclagem de papel, com palestra sobre a importância da reciclagem, do consumo consciente e os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
3. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, bem como os problemas que a afetam, como caça, atropelamentos de animais silvestres, tráfico, manutenção de animais silvestres em cativeiro, pesca, etc.
4. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.
5. Trilhas ecológicas – as trilhas já existem dentro do Parque. Nelas as crianças do Projeto Florestinha farão passeio com alunos, discutindo a importância da vegetação, bem como discutindo os problemas relativos ao desmatamento desregrado, visto que toda a área do parque era constituída por processos erosivos.
6. Casa da Energia, com palestra sobre economia de energia, matriz energética, impactos ambientais e fontes renováveis.

Já em Itaquiraí, na Fazenda Green Farm CO2 Free, de 21 a 25 de setembro, 908 alunos das escolas rurais Cabuaraí, Santo Antônio, CEMI e Avanti e de Naviraí e Itaquiraí foram atendidos por outra equipe do Projeto Florestinha, inaugurada neste ano, no Parque Estadual Matas do Segredo, no bairro Jardim Presidente na Capital.

A Educação Ambiental foi realizada com a mesma metodologia de oficinas temáticas. Além das oficinas, a fazenda possui um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), onde os estudantes receberam orientações sobre fauna e todas as questões relacionadas a este tema, tais como: tráfico, caça, atropelamentos, manutenção em cativeiro, introduções e invasões e doenças introduzidas na população humana, entre outras. Foi executado também o plantio de 900 Mudas Nativas.

Os alunos participaram ainda de um passeio em uma embarcação de grande porte, pelo rio Amambai, até sua foz no rio Paraná, onde foram discutidas questões relativas aos recursos hídricos, bacias hidrográficas, assoreamento, entre outras questões.

Em Corumbá e Ladário, uma equipe do Projeto Florestinha realizou a Educação Ambiental, com a mesma metodologia (oficinas). Os trabalhos foram até sábado, atendendo em torno de 1.800 pessoas em parceria com secretarias municipais de Educação dos dois municípios.

No sábado os trabalhos foram realizados em uma exposição, em comemoração ao aniversário da APA (Área de Proteção Ambiental) Baia Negra na Estrada da Codraza, em evento com participação de vários órgãos e entidades representativas da região.

Além da participação da população, a barraca de exposição do Floresinha contou com a presença dos prefeitos de Corumbá e de Ladário.

Educação-Ambiental-Plantio-Florestinha-Capital-Parque-Assaf-Trad.-Plantio

Educação-Ambiental-Florestinha-Green-Farm-Itaquiraí.-Plantio