Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MS), por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, realizou na tarde do dia 23 de fevereiro do corrente ano, uma reunião para instituir o Conselho Comunitário de Segurança da Juventude. O evento ocorreu na sede da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, órgão ligado a Secretaria de Estado de Direitos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST).
O objetivo da criação do Conselho Comunitário de Segurança da Juventude visa congregar forças vivas da sociedade, especialmente dos jovens sul-mato-grossenses, no intuito de realizar trabalhos voltados a prevenção da violência envolvendo jovens em situação de risco na capital do Estado.
Participaram da reunião autoridades públicas e representantes de vários segmentos ligados a juventude da capital, dentre eles o Subsecretario de Políticas Públicas para a Juventude Thiago de Freitas Santos, Felipe Todesco Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Campo Grande/MS, Andrei Monteiro Borges, representante da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORT).
O palestrante foi o Coronel PM Carlos de Santana Carneiro – Coordenador Estadual de Polícia Comunitária que abordou sobre a importância da aplicação dos princípios da filosofia de polícia comunitária e o papel dos Conselhos Comunitários de Segurança junto à comunidade na prevenção da violência urbana.
Segundo o Coordenador Estadual a Institucionalização do Conselho da Juventude, tem como uma de suas principais metas, congregar jovens de diversas classe sociais visando implementar políticas publicas que visem resguardar os jovens da delinquência, aliado a valorização do processo educacional e o combate a evasão escolar e a melhoria na qualidade de vida de toda a população.
Nas palavras de Thiago, este enfatizou a importância do envolvimento dos jovens nas tomadas de decisões buscando a sinergia dos operadores de segurança pública e a Rede Comunitária de Segurança.
Os Conselhos Comunitários de Segurança são compostos por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Atualmente no Estado estão institucionalizados 44 Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), sendo 18 em Campo Grande e 26 e no Interior do Estado.
Ao final da reunião foi deliberado que todos os presentes deverão se reunir novamente às 17:00 horas do dia 03 de março de 2016, na sede da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, para criação do Conselho Comunitária de Segurança da Juventude. Qualquer informação poderá ser obtida na Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, através dos fones: 3318-6800/6856.ou através do e-mail: policiacomunitaria@sejusp.ms.gov.br.