Governador nomeia Renato Garnes como Comandante-Geral e Neidy Centurião como Subcomandante da PM

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, janeiro 20, 2023 as 10:47 | Voltar

Governador Eduardo Riedel nomeou nesta quarta-feira (18), o coronel Renato dos Anjos Garnes, como Comandante-Geral da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e a coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, como Subcomandante-Geral.

Natural de Xambrê (PR), o novo Comandante-Geral da PM tem 52 anos, é graduado em direito e possui especializações em Polícia Montada, Policiamento Ambiental, Controle e Fiscalização e Estratégia Para a Conservação da Natureza. Renato Garnes ingressou na carreira militar em 1993, como soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul e, aos 25 anos, em 1995 ele ingressou na carreira de oficial da Polícia Militar.

Como oficial da PM, Renato foi chefe da Seção de Operações da 2ª CIPM, em Corumbá, comandante da Polícia Militar Ambiental em Dourados e Bonito, assessor militar da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, assistente do Subcomandante-Geral da PM, comandante do 9º BPM de Campo Grande. Em 2018 Garnes ficou à disposição do Ministério da Justiça, em Brasília (DF), onde trabalhou na implementação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). De volta a Mato Grosso do Sul, atuou como assessor militar na Assembleia Legislativa e desde maio de 2020 ocupava o posto de Subcomandante-Geral da PM.

Subcomandante-Geral

Natural de Coxim e promovida a Coronel em novembro de 2020, Neidy foi a primeira mulher do estado a conquistar o posto no Mato Grosso do Sul. Agora ela entra para a história, como a primeira mulher a chegar ao Comando Geral da PM no estado.

A nova Subcomandante-Geral da PM tem 46 anos, em 1994 ingressou no Curso de Formação de Oficiais da PM, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo. Neidy é graduada em direito e possui pós-graduações em Direito Militar, Gestão em Segurança Pública e Gerenciamento de Crises.

Durante a carreira militar Neidy atuou na Companhia de Trânsito, no Policiamento Montado, no 1º BPM de Campo Grande, no Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, na Comunicação Social do Comando-Geral, comandou a Cavalaria, foi subcomandante da PM de Corumbá e Diretoria de Gestão de Pessoal da Polícia Militar.

A nova Subcomandante-Geral da PM é uma das fundadoras do Centro de Equoterapia da PM. Localizada em Campo Grande, a unidade oferece atendimento terapêutico com cavalos para pessoas com limitações físicas ou mentais.

As nomeações do Coronel Renato Garnes como Comandante-Geral da PM e de Neidy Centurião como Subcomandante, estão publicadas na página 66 do Diário Oficial do Estado de hoje e podem ser acessadas clicando aqui.

Fonte: SEJUSP/MS

Publicado por: Marlei Teixeira