Entrega Oficial de 166 novas viaturas será hoje (2),às 08h no Comando-Geral da PM

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, dezembro 4, 2014 as 13:56 | Voltar
Campo Grande (MS) – O governo do Estado na manhão de ontem (01) apresentou para a população as 166 novas viaturas adquiridas para equipar as polícias de 45 municípios de Mato Grosso do Sul. As unidades saíram do Parque dos Poderes e percorreram as principais avenidas da Capital, Afonso Pena e Mato Grosso.
Em entrevista coletiva na Academia de Polícia Civil (Acadepol), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, informou que as viaturas vão atender as polícias militar e civil, Agência Penitenciária e Superintendência de Medidas Socioeducativas. “Com as viaturas de hoje estamos perfazendo 332 viaturas entregues somente este ano”, informou. A entrega oficial das novas unidades será no Comando Geral da Polícia Militar, hoje (2), às 8 horas, com a presença do governador André Puccinelli.
 Reforço
Na nova frota estão veículos utilitários, caminhonetes, motos e furgões que foram adquiridos por meio do programa MS Forte 2 Segurança, do Enafron - Estratégia Nacional de Fronteira, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e de convênios, entre eles com o Detran.
Wantuir Jacini explicou que a Sejusp fez um planejamento e as viaturas já são previamente indicadas para quais cidades vão. “Estas se destinam basicamente fora da fronteira, mas temos as remanescentes ainda do Enafron, mas o grosso destas viaturas foi adquirido com recursos do Estado”, disse. Campo Grande ficará com maior número de viaturas, principalmente por ser a maior cidade e ter a maior população.
Ao todo serão entregues para a Polícia Militar 77 viaturas e nove motos, para a Polícia Civil 54 viaturas e nove motos, duas novas viaturas para o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), sete para a Superintendência de Assistência Socioeducativa, oito para a Agepen e cinco para a Coordenadoria Geral de Perícias.
Balanço
Wantuir Jacini informou que já são 1.671 viaturas entregues para a segurança pública nestes oito anos, mas com investimentos também para compra de equipamentos com reforço na informática e aquisição de armamentos. “Dotamos as polícias de pistolas – mais de seis mil para as instituições - e também em mobiliário. Foram mais de R$ 100 milhões investidos exclusivamente em materiais, isso sem contar com obras de construção, ampliação e reforma”, comentou. Do total de viaturas para as polícias do Estado, 1.287 são carros e 384 motos.
Além de dotar melhor as instituições, o secretário também destacou a capacitação do efetivo e novas contratações para a segurança pública. “Hoje participamos da aula inaugural de mais uma turma da Polícia Civil. São mais 149 policiais que começam a cursar a academia perfazendo então 542 novos somente este ano”.
Na ocasião o secretário informou que a Sejusp está fazendo um balanço sobre o desempenho da segurança pública e que houve a redução significativa da criminalidade em homicídios, roubos e furtos nestes oito anos. “Isso é decorrente do incremento do efetivo, de equipamentos, do aperfeiçoamento da gestão e da capacitação do efetivo”.
Wantuir Jacini informou que foram mais de três mil cursos nestes oito anos destinados a todas as polícias. “Com isso os policiais têm maior capacidade de respostas, tanto que nos crimes que mais impactam a sociedade, como os homicídios, têm em Mato Grosso do Sul uma resolutividade de mais 70%, índice semelhante a países do primeiro mundo, sendo que a média brasileira não chega a 30%”.

Bianca de Freitas Caruso

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.