Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP e CCS’s da capital participam da 3ª Reunião de Trabalho Conjunto da Defensoria e Ministério público sobre pessoas em situação de rua.

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 26, 2019 as 11:05 | Voltar

Campo Grande/MS – A Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP representada pelo Capitão QOPM Edcezar Zeilinger e presidentes de diversos Conselhos Comunitários de Segurança da capital participam da 3ª Reunião de Trabalho promovida pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do seu Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE), nesta última quarta-feira (24), com o objetivo de discutir políticas públicas de atendimento à população de rua e dependentes químicos.

O encontro foi realizado na Escola Superior da Defensoria Pública e contou com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretária Estadual de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar, OAB/MS, além dos presidentes dos conselhos comunitários de segurança de Campo Grande.

Segundo a promotora Ana Cristina Carneiro Dias, o objetivo da reunião é “bagunçar todas as ideias sobre a questão para que juntos encontrem caminhos para minimizar a situação”. Considera ainda que o trabalho realizado junto aos moradores de rua não é para amadores, pois exige paciência e para que o saiam da rua precisa criar vínculo e entendimento desta necessidade, para tanto, faz-se necessário a reconstrução da própria história.

O procurador de Justiça Francisco Neves Junior, destacou sobre a necessidade de se chegar a um consenso de que se trata de uma questão de saúde pública, que precisa ser tratada com sensibilidade e respeitando a lei.

Os presidentes e representantes dos conselhos comunitários de segurança da capital, das regiões do Pioneiros, Los Angeles, Moreninhas, Nova Lima, Segredo e Centro tiveram a oportunidade de se posicionarem, apresentando os problemas enfrentados em seus respectivos bairros, relacionados à segurança pública.

A promotora destacou, seis ideias de atendimento às pessoas em situação de rua: a construção de processos de saída das ruas; possibilitar acesso à rede de serviços e benefícios; engajamento com a Secretaria Municipal de Saúde com objetivo de  construir um plano terapêutico que identifique as aspirações para criação de autonomia; firmar parcerias; promover ações para reinserção familiar e comunitária e, por fim, o acolhimento deve ter características residenciais, ambiente acolhedor, que favoreça surgimento e desenvolvimento de aptidões.

Já a coordenadora do NAE, a defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz, explicou aos presidentes dos conselhos comunitários de segurança que, esta é a terceira reunião sobre a temática e que também serve como prestação de contas.“É preciso dizer que o Poder Público tem avançado na questão. Inclusive, equipes já começaram a levar atendimento psiquiátrico aos ocupantes da antiga rodoviária. E como digo, não é um trabalho para amador. Estes técnicos vão ao local à paisana, pois o uniforme é estigmatizado entre eles”, comenta.

CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA – CCS´s

Os Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública tem como representantes, em cada CCS, o Comandante da Polícia Militar, o Delegado de Polícia e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar da área.

Para mais informações, contatar a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800 e/ou policiacomunitaria@sejusp.ms.gov.br

Fonte: www.defensoria.ms.gov.br

Publicado por: Marlei Teixeira