Campo Grande (MS) – No dia 17 de junho de 2015, às 19:00 horas, a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária realizou palestra a moradores do Bairro Universitário, com o tema “Estruturação e Funcionamento dos Conselhos Comunitários de Segurança”. A palestra foi agendada atendendo solicitação da comunidade, a qual deseja implantar no Bairro Universitário seu próprio Conselho Comunitário de Segurança, vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Compareceu ao evento o Coronel PM Carlos de Santana Carneiro, Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, dando abertura a reunião, onde ao tratar sobre o tema da palestra enfatizou a importância dos Conselhos Comunitários de Segurança para a sociedade sul-mato-grossense. “Existem muitos benefícios para toda comunidade quando se participa do Conselho Comunitário de Segurança, pois a população coopera de forma ativa no planejamento das atividades preventivas voltadas a sua própria segurança, fortalecendo a autoestima dos moradores e recuperando o sentimento de comunidade”, destacou o Coronel PM Santana.
Diversas autoridades e moradores da região do Bairro Universitário se fizeram presentes na reunião, dentre elas o Dr. Sergio Harfouche, Promotor da Infância, Adolescência e Juventude, Dr. Sergio, o Delegado de Polícia Civil; o Tenente Coronel PM Louveira, Gerente de Programas e Projetos Comunitários de Segurança da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária; o Tenente Coronel PM Edmilson Lopes da Cunha, Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar; o 1º Tenente PM Andrade, Comandante do Pelotão Tiradentes; o 2º Tenente Delazari, Comandante do Pelotão Moreninhas e o Sr. Emar, Presidente do Conselho Comunitário da Região do Bandeira.
A palestra foi proferida pelo Major PM Marcos Ayres, Gerente dos Conselhos Comunitários de Segurança da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária. Dentre os assuntos tratados, destacou-se a necessidade da realização de mobilização junto à comunidade local, por parte dos interessados em criar o conselho. “O primeiro passo para se implantar um Conselho Comunitário de Segurança é identificar os segmentos sociais organizados no bairro e convida-los para uma primeira reunião de aproximação e sensibilização”, disse o Major Marcos Ayres. De acordo com o oficial palestrante, qualquer pessoa idônea, maior de 18 anos, que esteja disposta a colaborar com o bem estar da sua Comunidade, pode fazer parte de um Conselho Comunitário de Segurança.
Publicado por: