Caminhada pela Paz em Casa leva mais de mil pessoas às ruas da Capital

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 9, 2016 as 17:34 | Voltar

A população de Campo Grande deu mais uma demonstração de apoio às mulheres vítimas de violência durante a “Caminhada pela Paz em Casa”, que ocorreu nesta segunda-feira (7), no centro da capital. Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, a manifestação levou cerca mil pessoas com o apoio de diversas entidades públicas e privadas que abraçam este ideal. Ao todo foram percorridas nove quadras, do Fórum de Campo Grande, na rua da Paz, até a praça Ary Coelho.

Esta caminhada foi o marco inicial da quarta edição da Semana pela Paz em Casa, que ocorre de 7 a 11 de março – Mês da Mulher –, em todas as comarcas do Estado. Segundo o vice-presidente do TJMS, Paschoal Carmello Leandro, que também é o coordenador Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, o objetivo desta edição é fazer com que as famílias vivam com paz e harmonia em seus lares.

“Esta campanha, instituída pela ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, visa  combater toda forma de violência contra a mulher. O ano passado nós fizemos um trabalho de informação sobre os direitos e sobre a Lei Maria da Penha. Este ano nós vamos lutar pela mudança de cultura, por um lar com paz, ou seja, levar uma mensagem para os cidadãos de que a casa é o lar, onde deve haver fraternidade, o bom relacionamento, o respeito mútuo, o amor dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais”, disse o Des. Paschoal.

A caminhada contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-governadora, Rose Modesto, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional MS, Mansour Karmouche.

Para a vice-governadora, a união das instituições é o caminho para alcançar o fim de toda forma de violência contra as mulheres. “Eu, como mulher e educadora, vejo que essa luta é do dia a dia e de toda hora, falando, informando e divulgando sobre as leis e os direitos das mulheres. A Casa da Mulher Brasileira conta com todas as instituições de apoio, dando condições para que as vítimas denunciem e sejam amparadas. Pois quando uma mulher sofre, toda a família sofre”.

O presidente da Ordem dos Advogados disse que a sociedade tem que reagir e lutar pelas mulheres. “Essa ação é muito importante, não só para a sociedade mas também para a advocacia, que já carrega esta bandeira de luta pelas mulheres e pelos direitos humanos. Em todas as manifestações nós estaremos participando. Então é muito importante que a sociedade reaja com força contra a violência contra a mulher”.

Durante toda esta semana, haverá atividades em alusão ao dia internacional da mulher. Até o dia 11 de março haverá palestras e concentração de julgamentos sobre violência doméstica contra a mulher em todas as comarcas de Mato Grosso do Sul.

O evento foi animado pela dupla sertaneja Victor e Vinícius e contou com a participação do locutor Joel Silva, que conduziu a manifestação com informações e dando voz às autoridades.

A Caminhada pela Paz em Casa teve a participação de diversas instituições que apoiam a campanha, e contou com a presença de magistrados e servidores do Judiciário, além do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, do desembargador do TRT-24 Francisco das Chagas Lima Filho, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio (Sedesc), Dharleng Campos de Oliveira, de Promotores, Defensores Públicos e de demais autoridades.

A campanha “Justiça pela Paz em Casa” é uma realização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob a presidência do Des. João Maria Lós, e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS, sob a coordenação do vice-presidente do TJMS, Des Paschoal Carmello Leandro.

São parceiros desta Campanha o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Estadual e seu Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica Contra a Mulher, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil MS, Governo do Estado de MS, Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de MS, Prefeitura de Campo Grande, Polícia Civil, Polícia Militar, Plaenge, jornal O Estado de MS, TVE Regional, Rádio Educativa 104, Página Brasil e FM Capital 95.