Cães terapeutas do Corpo de Bombeiros Militar realizam terapia pela primeira vez no asilo São João Bosco

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, fevereiro 13, 2017 as 09:40 | Voltar

Campo Grande (MS) – Na última terça-feira, 07 de fevereiro, o Projeto Social “Cão Herói, Cão Amigo” – Terapia com Cães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul realizou visita, pela primeira vez, no asilo São João Bosco na capital.

A presença dos cães transformou a manhã de todos os idosos do asilo, realizando atividades como passeios, demonstração de toques e carinho nos cães e muitas fotografias. Também foram trabalhadas a memória e recordações dos idosos que ao ter contato com os cães relembram do seu passado.

O Projeto Cão Herói, Cão Amigo – Terapia com Cães tem por objetivo oferecer modalidade terapêutica às crianças em idade escolar e idosos institucionalizados nos asilos da capital, buscando aprimorar a reabilitação e contribuir para melhora da qualidade de vida. Já no âmbito científico, numa perspectiva interdisciplinar, espera-se o desenvolvimento das próprias capacidades físicas, cognitivas, sociais e funcionais do indivíduo necessárias para seu desenvolvimento global e, com isso, assumir o máximo de independência.

O coordenador do projeto, Capitão Bombeiro Militar Fábio Pereira de Lima, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar em Campo Grande, explicou que os animais são dóceis e treinados para não reagir a distrações. “Eles são responsáveis por desenvolver habilidades, como coordenação motora, fala, afetividade, relacionamento pessoal, companheirismo, socialização e memória, além de proporcionar qualidade de vida para esses idosos”, enfatizou.

A convivência com os cães também desenvolve nos idosos a valorização humana, pois os mesmos sentem-se queridos e importantes, afastam a depressão e solidão, melhorando a perspectiva e a qualidade de vida, uma vez que, todos aqueles que recebem o contato com os cães terapeutas, além de exercitar a humanização e a interação, contribui no controle da pressão arterial, estimula o cognitivo, auxiliando também na comunicação, produzindo sentimento de bem estar, equilíbrio emocional, relaxamento e motivação, reduzindo assim a sensação de ansiedade e depressão.

 

Fonte: Assecom/CBM

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.