Bombeiros e médicos de Mato Grosso do Sul vencem competição mundial de resgate

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, outubro 25, 2016 as 09:29 | Voltar

Dezoito países participaram de competição de resgate veicular em Curitiba, no Paraná

Campo Grande (MS) – Bombeiros e médicos de Mato Grosso do Sul tiveram o melhor desempenho em prova rápida de resgate, promovida em Curitiba, no Paraná, pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES).

De acordo com o G1-MS, novatos na competição mundial de salvamento veicular, bombeiros e médicos de Mato Grosso do Sul ficaram em 1º lugar em uma das três provas e ganharam troféu de melhor time rápido de desenvolvimento, segundo o ranking divulgado pela ABRES.


O Desafio Mundial de Resgate (WRC – World Rescue Challengue) no Parque Barigui, em Curitiba, terminou no domingo (23) e teve 58 equipes de resgate de 18 países. Mato Grosso do Sul participou com duas equipes que competiram nos três cenários de prova, além da equipe de trauma.

Além de militares do Corpo de Bombeiros, médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da CCR MSvia também integraram as equipes, que tiveram apoio das três instituições.

O time 2 teve o melhor desempenho da competição na prova rápida de 10 minutos, onde o cenário simulava o resgate de uma vítima que tinha as condições clínicas agravadas enquanto estava presa às ferragens do carro. As manobras feitas pela equipe foram avaliadas por uma comissão de juízes internacionais com experiência na área de resgate.

Na classificação geral, a equipe do País de Gales ficou em 1º lugar nos três cenários (rápido, standard e complexo) e teve a melhor equipe de salvamento veicular, seguido do time de Portugal e da Espanha.11-1-300x225
Equipes treinaram durante meses no pátio do Detran na capital de MS (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

Na premiação individual, o País de Gales ganhou com melhor médico e melhor equipe técnica na premiação individual. O melhor líder de time foi da Espanha.

Além do bom desempenho no ranking, os representantes de Mato Grosso do Sul viajaram para o desafio mundial com objetivo de aprender técnicas novas no resgate de vítimas de trânsito.

A participação também foi vista pelas equipes como exercício importante para aprimorar o atendimento à população e a integração entre bombeiros e médicos.

Preparação

Os bombeiros sul-mato-grossenses ficaram em 6º lugar em salvamento veicular entre os 22 estados brasileiros no 1º Desafio Nacional foi na Escola Superior de Bombeiros (ESB), realizado em julho em São Paulo, e foram selecionados para a etapa mundial graças ao bom desempenho na seletiva.

Desde então, as equipes treinaram simulando acidentes no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Campo Grande. Eles usaram carros retidos para montar os cenários rápido, standard e complexo que seriam exigidos no campeonato mundial de resgate.

As equipes tiveram 13 militares, sendo 6 participantes em cada equipe de salvamento e um técnico em saúde. Eles se dividem também em uma equipe de trauma, composta por um médico e um técnico em saúde.

Brasil sede

O Desafio Mundial de Resgate foi realizado entre os dias 19  e 23, em Curitiba. O evento reuniu profissionais em equipes nacionais e internacionais, além de especialistas, estudantes e público em geral.

Criada em 1999, a Organização Mundial de Resgate (WRO) incorpora organizações nacionais de resgate que visam a valorização e manutenção dos procedimentos de emergência e técnicas para lidar com acidentes de trânsito.

O Brasil é um dos países membro desde 2013, quando passou a integrar o grupo que já tinha Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Alemanha, Irlanda, Gana, Hungria, Portugal e Romênia, e pela primeira vez o país vai ser sede da competição.

 

 

Fonte: (Com informações da ABRE e G1-MS) / Site da SEJUSPMS

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.