A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária (CPCom) promoveu na tarde de quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Iguatemi, capacitação aos membros do Conselho Comunitário de Segurança do Município de Iguatemi, instituído pela resolução nº 848/2018.
Na oportunidade, foi efetuada a apresentação dos conceitos e doutrinas da filosofia de polícia comunitária e toda legislação estadual que regulamentam os conselhos comunitários de segurança (CCS).
Os membros do respectivo CCS, tiveram conhecimento da importância dos CCS’s, objetivos, atribuições, requisitos para fazer parte como membro e exemplos de ações bem-sucedidos no País e no Estado.
O Capitão PM Edcezar Zeilinger, da SEJUSP/CPCom, repassou informações estratégias de policiamento comunitário praticadas em outros Estados, com ênfase nas existentes em nosso Estado, ressaltando a importância da integração polícia e comunidade, no estabelecimento de estratégias de prevenção à criminalidade, juntos identificando, priorizando e buscando soluções promovendo o bem-estar da sociedade residente.
Posse Institucional
Após a capacitação, ocorreu no período noturno a solenidade de posse oficial da diretoria e dos membros do Conselho Comunitário de segurança do Município de Iguatemi, estando presente autoridades locais e comunidade residente, assumindo como presidente o Sr. Agnaldo dos Santos de Souza e como vice-presidente Joana Antunes.
Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s
Os Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Para mais informações, contatar a Coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800
Publicado por: Marlei Teixeira