Segurança realiza curso para formar mais 30 de instrutores de Polícia Comunitária

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 28, 2016 as 22:02 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza em Campo Grande mais um curso de formação de instrutores de Polícia Comunitária. Oferecido através da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, a formação iniciada nesta segunda-feira (28) segue até o dia 8 de abril.

Com 80 horas/aulas o curso que acontece na sede da Sejusp, no Parque dos Poderes conta com a participação de integrantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Guarda Municipal e tem por objetivo propiciar aos participantes conhecimentos multidisciplinares da temática específica de Polícia Comunitária, gestão participativa e direitos humanos.

Presente na abertura do curso, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, destacou que a filosofia de Polícia Comunitária facilita o trabalho das forças de segurança por meio da confiança. “Esse é um trabalho aproxima mais a polícia da comunidade e amplia o diálogo não apenas com a população, mas também entre as próprias forças de segurança”, destacou o secretário.

Aumentar a capacidade preventiva das polícias é o principal foco do curso segundo o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Carlos de Santana Carneiro. “O que queremos é multiplicar a filosofia de Polícia Comunitária e mudar essa visão de segurança reativa, que é a ação policial após a ocorrência de crimes e com o apoio da comunidade aumentar a capacidade preventiva”, explicou o coronel Santana.

Comunitária (30)

Durante a aula inaugural do curso, o secretário Silvio Maluf foi homenageado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, com uma placa de agradecimentos pelo apoio na ampliação da filosofia de Polícia Comunitária neste ano que permaneceu à frente da Secretaria de Segurança. “Nos momentos de desafios o senhor não titubeou e exerceu papel fundamental na busca por uma segurança pública melhor”, disse o tenente Thiago Mônaco, da Polícia Militar, que falou em nome da turma.

Após formados os novos instrutores poderão ministrar aulas de Polícia Comunitária. No curso são oferecidas as disciplinas de direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, gestão de projetos, teorias sobre Polícia Comunitária, teorias e práticas de ensino, Polícia Comunitária Comparada e troca de experiência em Polícia Comunitária, Polícia Comunitária e sociedade, estruturação dos conselhos comunitários, mediação e demais meios para a resolução pacífica de conflitos, instrumentos de menor potencial ofensivo, legislação e modelo de uso diferenciado da força, entre outras.