Secretário de Segurança recebe perita da Polícia Comunitária do Japão

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 14, 2015 as 22:57 | Voltar

Campo Grande (MS) – Acompanhado da cúpula da segurança pública de Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf e o adjunto Helton Fonseca receberam na tarde desta quinta-feira (13), no gabinete da Sejusp em Campo Grande, a perita da Polícia Japonesa Hisami Ohashi, especialista em Polícia Comunitária.

Durante o encontro que contou ainda com a presença do representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil, Taku Ishimaru e do representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), capitão Marcelo Nogueira da Silva, o secretário Sílvio Maluf destacou que Mato Grosso do Sul é referência quando o assunto é Polícia Comunitária.

SONY DSC

“Além da integração dos nossos policiais e bombeiros, que costumam fazer juntos não apenas os cursos de Polícia Comunitária, mas também todas as ações de segurança pública, nós somos pioneiros no policiamento comunitário em aldeias, na solução pacífica de conflitos agrários e de moradia, conseguindo realizar grandes desocupações sem  realizar um disparo sequer”, frisou o secretário Sílvio Maluf.

A perita da Polícia Japonesa presenteou o secretário de Segurança com um origami feito com doze tipos de papéis. Ao colocar a última peça, Hisami Ohashi destacou que sem ela a esfera era frágil, mas encaixando as peças uma a uma, ganha resistência. “Dois dias aqui vi a união das polícias e dos órgãos de segurança pública, que juntos são mais fortes”, elogiou a especialista em Polícia Comunitária.

SONY DSC
SONY DSC

O coordenador Estadual da Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro disse aos presentes que a troca de experiências entre o Brasil e o Japão resultará em ganhos expressivos para a segurança pública como um todo e principalmente para a Polícia Comunitária.

A visita é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica Internacional na área de Polícia Comunitária entre o Brasil e o Japão, que tem como finalidade o estabelecimento de um sistema contínuo e autossuficiente de multiplicação da Polícia Comunitária pelas instituições brasileiras. Mato Grosso do Sul é um dos três estados brasileiros que recebe a visita técnica.

A perita permanece em Mato Grosso do Sul por dez dias e na agenda estão previstas ainda visitas a Polícia Civil, aos projetos sociais da PM e do Corpo de Bombeiros, Departamento de Ensino Pesquisa e Educação Comunitária, Conselhos Comunitários de Segurança e bases da Polícia Comunitária.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.