Campo Grande (MS) – Enquanto os pais são atendidos na Caravana da Saúde, a opção para não deixar os filhos sozinhos são os projetos sociais da Polícia Militar, que oferecem além de conhecimento, a aproximação com a polícia e muita diversão para quem comparece no complexo montado no pavilhão Albano Franco, em Campo Grande.
O Projeto Florestinha, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em vários municípios do Estado, para acolher crianças em situação de vulnerabilidade social montou no evento um minimuseu de animais empalhados que permite conhecer um pouco mais da fauna sul-mato-grossense.
Segundo a coordenadora do Projeto, sargento Eveny Parrela, todos os bichos do minimuseu que são apresentados ao público pelos alunos do Florestinha, foram vítimas de atropelamentos ou da caça predatória e acabaram sendo apreendidos pela PMA. “É uma forma bastante didática para mostrar para as crianças a importância da preservação ambiental, ainda mais que as informações são repassadas pelos alunos, que usam a mesma linguagem e falam de igual para igual”, afirma.
A estudante Luzia Pereira aproveitou a Caravana da Saúde para realizar uma consulta oftalmológica e checar se está tudo bem com as vistas e levou junto o filho Vinícius Teixeira, de 3 anos, que teve um sábado diferente. “Ele só tinha visto animais selvagens como a onça pintada, pela televisão e está encantado com o os bichos, é uma oportunidade que posso dar a ele de aprender mais sobre a natureza”, diz a mãe.
O Centro de Múltiplas Atividades de Trânsito (Cematran), de responsabilidade da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que atende em Campo Grande pelo menos 100 crianças e adolescentes carentes, com idades entre 7 e 14 anos, oferece jogos interativos, como dama, dados e jogo da velha, que desafia e estimula o conhecimento.
Para disputar uma partida com a Amanda Seixas, 11 anos, e com a Ana Carla Araújo, 8 anos, alunas do Cematran, basta comparecer ao estande do Projeto na Caravana da Saúde. Além de se divertir as crianças podem aprender um pouco mais sobre a profissão pela qual as duas são apaixonadas e pretendem seguir no futuro. “Nós explicamos o que faz um policial militar e qual o papel dele na sociedade. Eu sou apaixonada pela Polícia Militar e quando crescer vou ser oficial”, garante a pequena Ana Carla.
E quem comparecer ao centro de eventos Albano Franco poderá também brincar com o mascote dos Bombeiros, um dócil cão da raça Golden Retriever, ouvir música de qualidade, tocada pela Banda Mirim da PM e aprender como a dizer não às drogas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O recado da importância da prevenção é dado pelo adorável e corajoso Leão Daren, o mascote do Proerd.
Trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), também oferece atividades para as crianças durante os fins de semana da Caravana da Saúde. No estande alusivo à campanha “Maio Amarelo”, ocorrem apresentações teatrais e jogos com orientações de segurança viária do pedestre e do condutor.
Os pequenos podem aprender mais sobre as normas de trânsito em divertidos jogos como xadrez, dama, amarelinha e até basquete. Vence quem respeita as leis do trânsito, parando no sinal vermelho e usando o cinto de segurança, por exemplo.
Quem reforça a importância da prevenção às normas de trânsito, nas ruas da cidade e estradas do Estado são Cema e Autran, um casal de bonecos gigantes, mascotes do Projeto Cematran, que diverte crianças e adultos que passam pela Caravana da Saúde.
Todos os projetos podem ser conferidos aos finais de semana na Caravana da Saúde, até o final deste mês de maio. O centro de convenções Albano Franco fica nos altos da Avenida Mato Grosso.
Fotos: João Garrigó e Chico Ribeiro
Fonte: por JOELMA BELCHIOR
Publicado por: