Polícia Militar leva à comunidade projetos sociais Proerd e Florestinha

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 7, 2015 as 11:34 | Voltar

Paranaíba (MS) – O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o Florestinha, projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, estão cada vez mais próximos da comunidade.

Uma das formas encontradas pela instituição para aproximar ainda mais a população dos projetos sociais e educativos, é através da Caravana da Saúde. Na edição de Paranaíba, realizada no sábado (04), foram montados estandes da Polícia Militar Ambiental e do Proerd, com distribuição de panfletos e orientações à população.

O auxiliar de farmácia Antônio Dadalte, aproveitou a estrutura montada pelo Governo do Estado na Avenida João Rodrigues, para levar o filho Loran de Souza Dadalte, de 9 anos, para conhecer um pouco do trabalho realizado pela Polícia Militar Ambiental  e ficou encantado com o projeto florestinha.

DSC05104

“Talvez as pessoas não tenham nem noção de como elas podem contribuir para a preservação do meio ambiente, e aqui a gente aprende isso. É uma coisa diferente, nunca tinha visto igual, gostei muito”, diz Antônio entusiasmado com o que viu e aprendeu.

O Loran, além de conhecer os nomes de cada um dos animais expostos pela PMA no mini museu montado na Caravana da Saúde, aprendeu a importância do combate ao desmatamento, caça e pesca predatórias. “Nós temos que preservar a natureza e os animais, pois são importantes para o planeta”, explica o estudante.

Wellington Furtado Soares, 11 anos, é um dos beneficiários do Projeto Florestinha e integra o programa desde 2013. O estudante e soldado do meio ambiente aprendeu com o Florestinha a repeitar o próximo, a natureza e os animais e hoje repassa o conhecimento, durante as exposições realizadas pela PMA no Estado. “Esses animais são vítimas de caça ou de atropelamentos em rodovias e não caçar e andar devagar ajuda eles a não serem mortos”, destaca, apontando para os animais do mini museu.

A edução ambiental tem sido prioridade para a Polícia Militar, que através da Polícia Militar Ambiental desenvolve o Projeto Florestinha, que em 2013 atendeu mais de 11.913 crianças e adolescentes em todo o Estado. Já no ano de 2014 foram 7.870 atendimentos, com reforço escolar e educação ambiental na Capital e interior.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas também esteve presente na Caravana da Saúde, levando informações sobre o Proerd e conscientização sobre os males que o uso de entorpecentes provoca, através de games e distribuição de brindes e materiais educativos.

DSC05112

O motorista Renevaldo Rosa da Silva, pai do Eduardo Rosa Batista de apenas 3 anos de idade, fez questão de apresentar o Proerd para o filho. “É muito importante mostrar desde cedo que a criança deve ficar longe das drogas e também que a polícia é amiga da gente e que pode nos ajudar a seguir pelo bom caminho”, afirma.

O Proerd é um dos mais importantes programas de prevenção ao uso de drogas realizados no Estado e já atendeu mais de 250 mil crianças desde a sua criação em 1997. No ano passado foram beneficiadas pelo Programa 19 mil 577 alunos de 313 escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul. Este ano, só neste primeiro semestre já são mais de 19 mil atendimentos.

“É um Programa que visa primeiramente prevenir o uso das drogas, através do trabalho de fortalecimento da autoestima da criança, procurando proporcionar a ela um bem estar e um futuro melhor, e isso vem dando certo, a comunidade ama o Proerd, prova disso é o grande número de pessoas que nos procuram e visitam para conhecer esse programa”, finaliza o tenente-coronel Toni Alves Lima Zerloti, coordenador estadual do Proerd.

fonte: SEJUSP