Polícia Militar homenageia Policiais que se destacaram no primeiro semestre

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 27, 2015 as 09:29 | Voltar

Campo Grande (MS) – 24 Policiais Militares de 6 unidades de Campo Grande que se destacaram em suas funções, no primeiro semestre deste ano, foram homenageados pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul na manhã desta sexta-feira (24), com certificados de destaque.CAPA - HOMENAGEM A PM'S

Homenagens simples que reconhecem o trabalho realizado pelos Policiais Militares da capital que em seis meses abordaram mais de 44.711 pessoas, recolheram das ruas 2.315 veículos irregulares, lavraram 11.455 infrações de trânsito, recuperaram 526 veículos furtados ou roubados, apreenderam 196 armas de fogo e prenderam 582 foragidos da justiça ou evadidos do sistema prisional.

Os resultados das mais de 160 operações realizadas em Campo Grande foram apresentados durante a cerimônia de premiação realizada no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes, com as presenças do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel PM Deusdete Souza de Oliveira Filho, do presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Centro, Adelaido Spinosa, de comerciantes, Oficiais e Praças da Polícia Militar.

A premiação que tem por objetivo incentivar e valorizar o efetivo utiliza como critérios pontuações nas atividades operacionais que vão de 10 pontos para cumprimento de mandados de prisão e apreensões de armas a 10 décimos para cada multa lavrada. O sargento Alex Souza, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), que alcançou 225 pontos e foi o primeiro colocado na premiação, diz que não se esforçou muito. “A premiação veio naturalmente, através da mensuração dos resultados do trabalho que eu realizo diariamente, e que agora foi reconhecido e me incentiva a produzir ainda mais”, diz entusiasmado.

O comandante do Policiamento Metropolitano da PM, coronel Francisco Ovelar afirma que o objetivo da ação, além de valorizar e incentivar os Policiais tem como foco a redução dos índices criminais, que tiveram quedas significativas nos primeiros seis meses de 2015, com registro de expressivos -18,3% nos crimes com resultado morte, em todo o Mato Grosso do Sul, queda dos homicídios culposos no trânsito de -32,1%, redução nos homicídios dolosos de 66 em 2014, para 52 este ano e queda nos roubos seguidos de morte, de -71,4% em Campo Grande e -6,7% em todo o Estado.

“Também estamos trabalhando em paralelo com a conscientização da população, para que também contribua com a redução dos índices criminais de crimes como roubos e furtos, por exemplo, que ainda são altos, através de campanhas educativas em escolas associações de bairros, para que as pessoas saibam como se portar no dia a dia e não se tornem vítimas em potencial, tirando o fone de ouvido ao circular pelas ruas e evite o acesso a redes sociais via celular, durante a permanência em pontos de ônibus, por exemplo,”, explica o coronel PM Ovelar.

Durante a cerimônia de premiação, o secretário Sílvio Maluf destacou a eficiência das Polícias de Mato Grosso do Sul, a importância da premiação e disse que o Governo do Estado está empenhado em melhorar as condições de trabalho dos policiais e consequentemente a segurança pública do Estado.

“Temos muitos números positivos de redução de crimes, apreensão de drogas e prisões de criminosos, que na maioria das vezes vem de outros estados, sabemos que os crimes contra o patrimônio vão exigir uma atenção maior e o nosso compromisso é reduzir esses índices, para isso, estamos estudando uma série de mecanismos para suprir ou pelo menos reduzir o déficit de efetivo e motivar a tropa que está produzindo esses resultados”, destacou o secretário de Segurança.

O Comandante-Geral da Polícia Militar atribui os bons resultados ao esforço de cada um dos integrantes da PM e das demais forças de segurança. “Quem escreve a nossa história somos nós mesmos, os principais responsáveis por conquistar o sucesso, que passa por nossas decisões, e quando você faz alguma coisa de bom, precisa demonstrar que conquistou aquilo, e é isso que estamos fazendo aqui hoje”, frisa o coronel Oliveira.

CAPA - HOMENAGEM A PM'SCAPA - HOMENAGEM A PM'SMais incentivo

O presidente do Conselho Comunitário da Região Central, Adelaido Spinosa, parceiro da Polícia Militar e do Governo do Estado na ação, promete melhorar as premiações aos Policiais que se destacarem ao longo do ano. “A gente percebe ótimos resultados na segurança pública, graças a essa política de valorização dos comandantes e também do Governo do Estado, através da qual há uma presença maior dos Policiais em todas as áreas e nosso objetivo enquanto parceiros é premiar os quatro melhores policiais do ano de 2015, quem sabe com bens mais valiosos, como uma moto por exemplo”, afirma Adelaido que diz estar buscando parceiros para colocar a ideia em prática.

Joelma Belchior - Assessoria de Comunicação SEJUSP