PMA realiza Educação Ambiental para 80 crianças indígenas Guarani-Kaiowá e Bororo em aldeia de Dourados

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 9, 2016 as 11:06 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Núcleo de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Dourados realizou na manhã de ontem (8) um trabalho preventivo de Educação Ambiental para 80 crianças indígenas e para adolescentes da Guarda Mirim da cidade. As atividades educativas trataram sobre várias questões ambientais como a pesca predatória, sobre a importância da vegetação e todas as questões relativas à flora, como os desmatamentos, incêndios, discussões sobre os resíduos sólidos, fauna, recursos hídricos e solos, entre outros temas.

Durante os trabalhos sobre a fauna, foram expostos animais e peixes taxidermizados, bem como materiais apreendidos em fiscalizações, com discussões sobre a importância do equilíbrio da fauna e os motivos dos animais estarem ali mortos e não na natureza, sendo debatidas as questões da caça, tráfico de animais e sobre as introduções e invasões de fauna, especialmente sobre o Javali, problema recorrente na região.

À tarde, foram atendidos 95 adolescentes, envolvendo especialmente a questão dos resíduos sólidos. Depois das discussões do tema a PMA e a Guarda Mirim realizaram recolhimento de 200 kg de resíduos em ruas nas imediações de um Parque Municipal. No dia 1º de março, 104 mirins foram orientados sobre as questões dos recursos hídricos.

O objetivo deste trabalho de Educação Ambiental é desenvolver o entendimento dos adolescentes de que o ambiente é um sistema complexo e que, cada ente afetado, prejudica outros entes em forma de cascata. Os trabalhos visam ainda a demonstrar a importância da conservação ambiental, como forma de gerar e manter qualidade de vida ao ser humano.

Fonte: por PMA

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.