“Estivemos lá, tirei meu documento e também para minha filha. Isso é muito importante para nós, a gente ficou muito feliz. Muitas vezes temos dificuldades de ir à cidade para tirar nossos documentos, mas o pessoal vem até a aldeia. Tinha muita gente fazendo documentos, e todos nós agradecemos muito a quem veio ajudar a população aqui da aldeia”, afirmou, agradecida pela oportunidade.
Desde sua criação, em março de 2023, o programa já beneficiou 30.464 indígenas e emitiu 6.409 documentos para os moradores das aldeias de Dourados, Amambai, Paranhos, Miranda e Caarapó. Para o secretário executivo da Segurança Pública, coronel Wagner Ferreira da Silva, cada ação realizada é um passo importante na luta pela dignidade e pelo direito à cidadania plena dessas comunidades.
“O objetivo não é só oferecer serviços essenciais, mas também estreitar a relação da população indígena com os profissionais da segurança pública. Além de promover a cidadania e a inclusão, o programa também trabalha na redução dos indicadores criminais nas comunidades atendidas e nas áreas vizinhas”, completa.
Regulamentado pela Resolução Sejusp/MS/N.º 973, o MS em Ação é realizado em parceria com diversas instituições, incluindo a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Prefeitura Municipal de Japorã, além das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Educação. Nesta edição, os atendimentos serão realizados na Escola Municipal Indígena Mbo’Ehao Tekoha Guarani Polo, localizada na Aldeia Porto Lindo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sejusp-MS
Foto: Matheus Carvalho/SEC