Integradas instituições discutem em Campo Grande melhorias para a segurança pública

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 1, 2015 as 11:46 | Voltar

Campo Grande (MS) – Integradas, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Geral de Perícias discutiram melhorias para a segurança pública, em reunião realizada nesta terça-feira (30), na Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol/MS), no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Este é o segundo encontro do ano. Na pauta estiveram assuntos como a escolta de presos das delegacias para audiências e atendimentos nas unidade de saúde, encaminhamento das vítimas após atendimento na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande e o relacionamento entre as equipes nos plantões na Polícia Civil e Polícia Militar.

Para o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, a reunião reforça o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública. “A integração das polícias deixou de ser promessa e passou a ser realidade e não estamos integrados somente nos comandos, mas também nas delegacias, pelotões entre as equipes e as tropas, somando esforços para dividirmos as dificuldades e quem ganha com isso é a sociedade”, destacou.

Da mesma opinião compartilha o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, que acredita ainda, que com a integração entre as forças está havendo uma desburocratização dos órgãos de segurança. “Segurança pública tem uma dinâmica diferenciada, se formos pelo caminho da formalidade as coisas não acontecem, hoje temos na Polícia Civil equipes muito coesas no pensamento da integração, da mesma forma que a Polícia Militar e estamos trazendo isso para a prática”, garante o coronel Oliveira.

Com o problema do encaminhamento das vítimas da violência doméstica, após o atendimento na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, na Casa da Mulher Brasileira, a titular da unidade, delegada Rosely Molina diz que com a integração os serviços de segurança estão mais ágeis e mais efetivos. “Além de nos aproximarmos das pessoas que comandam a segurança pública, solucionamos questões pequenas, mas que dão agilidade ao dia a dia de trabalho”, diz.

A delegada comemora a solução encontrada na reunião. “Ficou acordado que Polícia Militar além do serviço preventivo e ostensivo de rua, ficará incumbida de trazer a vítima e apresentar o auto de prisão em flagrante, como Polícia Judiciária, cabe a Polícia Civil a lavratura do boletim de ocorrência, pedidos das medidas protetivas para as vítimas e trabalhar nos procedimentos de responsabilização penal dos acusados, já e o transporte ficaria a cargo da Guarda Municipal iremos finalizar essa questão em uma reunião que acontece amanhã, com o Grupo Gestor da Casa da Mulher Brasileira”, explica Molina.

Organizada pela Delegacia Geral da Polícia Civil, a reunião contou com as presenças dos diretores de Departamento da instituição, titulares das delegacias, coronéis e comandantes das unidades da Policiamento de área e cúpula do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Sejusp