Campo Grande (MS) – O Governo do Estado entrega para a população de Mato Grosso do Sul mais 20 oficiais da Polícia Militar. Os aspirantes a tenentes que foram formados nas academias da Bahia e do Rio de Janeiro, começam a trabalhar já na próxima segunda-feira (18), nos municípios do interior do Estado.
Esta semana os novos oficiais participaram na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Curso de Polícia Comunitária, oferecido pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, onde aprenderam mais sobre a interação da policia com a comunidade, características dos bairros, mediação e solução pacífica de conflitos, mobilização social, direitos humanos, relações interpessoais, estruturação dos Conselhos Comunitários.
Para o tenente coronel Rosalino Louveira, gerente de projetos da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, a ideia do curso é promover uma nova parceria entre a população e a polícia. “Tanto a polícia como a comunidade precisam trabalhar juntas e como parceiras, para identificar, priorizar e resolver problemas como drogas, desordem social e também para combater o crime”, explica.
Ansioso para começar a trabalhar, o aspirante Gabriel Gomes da Rocha, 25 anos, diz que o curso é uma ferramenta importante no trabalho de policiamento preventivo que ele deve realizar no município de Três Lagoas. “Como ficamos três anos fora, esse curso nos coloca em contato com a dinâmica da segurança do Estado e contribui para o estreitamento de laços entre a comunidade e a polícia, gerando uma cofiança maior da sociedade e produzindo melhores resultados no combate ao crime”, finaliza o novo oficial.
Fonte: por JOELMA BELCHIOR