COORDENADORIA ESTADUAL DE POLíCIA COMUNITÁRIA SE REÚNE COM OS PRESIDENTES DOS CONSELHOS DA CAPITAL

Categoria: destaque | Publicado: quinta-feira, janeiro 25, 2018 as 14:51 | Voltar

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária realizou, nesta terça-feira (23), uma reunião com os presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança da Capital. O encontro contou com a participação do secretário Antonio Carlos Videira e do adjunto, Coronel BM Esli Ricardo de Lima, além do Superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias, Coronel PM Jonildo Theodoro, e o Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Coronel Carlos Santana, com objetivo de apresentar o planejamento estratégico para o ano de 2018, fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2017 e estreitar os laços entre segurança pública e a comunidade.

Na ocasião, o secretário da Sejusp, destacou que a união das forças de segurança pública e a comunidade são importantes para traçar estratégias de combate à criminalidade. “Aproximar a comunidade e a segurança pública faz com que a gente conheça a realidade de cada região, seus problemas, seus anseios, que muitas vezes passam despercebidos. Temos que trabalhar integrados, assim a população nos dá a direção para que possamos estruturar as ações de segurança que serão realizadas em suas comunidades”, disse Antonio Carlos Videira.

Esclareceu ainda, sobre o trabalho que está sendo realizado no sentido de otimizar os recursos em prol da segurança pública, visando o baixo custo na construção e reformas de prédios das polícias e bombeiro, o que implica na utilização de mão de obra carcerária. Apontou ainda, para a importância da qualificação destes, que ocorre por meio da oportunidade de trabalho que é dada: “a droga apreendida é incinerada, o veículo irregular é apreendido e o ser humano preso pode ser sim reciclado”, afirmou.

De acordo com o coronel Carlos Santana, Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, a intenção deste encontro foi apresentar aos conselheiros a nova direção da Sejusp, o relatório das ações realizadas no ano de 2017, o planejamento para 2018, o cronograma de capacitação de lideranças, a possibilidade de ampliação dos conselhos comunitários, entre outros assuntos. “Acreditamos que esse estreitamento de laços com a comunidade garante maior efetividade nas ações de segurança pública. Com isso, podemos identificar as necessidades, traçando estratégias no combate ao crime e a criminalidade”, destacou.

Solicitou ainda, que os presidentes dos conselhos enviassem para a Coordenadoria, o calendário das atividades de 2018, dos respectivos conselhos, em especial do primeiro semestre, a fim de facilitar a participação das autoridades locais: Polícia Militar, Civil e Bombeiro, conforme preconiza o inciso I do artigo 19 da Resolução da Sejusp 271 de 11 de abril de 2003, o qual confere tal competência aos presidentes.