Conselho Comunitário de Segurança realiza “blitz” em Glória de Dourados

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 13, 2015 as 18:30 | Voltar

Glória de Dourados (MS) - O Conselho Comunitário de Segurança-CCS de Glória de Dourados realizou, na sexta-feira (10), com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar, uma “blitz” informativa e de orientação, no centro da cidade de Glória de Dourados.

Na blitz foram entregues aos condutores de veículos e motocicletas, passageiros e pedestres que transitavam pela via, cartilhas contendo dicas de segurança e orientações sobre a finalidade do CCS, quem pode fazer parte e qual o papel do Conselho Comunitário de Segurança instituído na comunidade de Glória de Dourados.

Entre os diversos assuntos exemplificados na cartilha está a filosofia de polícia comunitária, em que os órgãos de segurança pública, através de seus profissionais, desempenham seu serviço em parceria com os diversos órgãos da sociedade organizada e lideranças da comunidade com intuito de atuar preventivamente, por intermédio de ações proativas para combater a criminalidade e estabelecer a paz social.

O Conselho Comunitário de Segurança – CCS de Glória de Dourados atua desde 2009, tendo como presidente atual José Reni Vaz, que faz o elo entre os órgãos de segurança e a comunidade.

O que são Conselhos Comunitários de Segurança:

Os Conselhos Comunitários de Segurança – CCSs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública tem como representantes, em cada CCS, o Comandante da Polícia Militar, o Delegado de polícia e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar da área.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CCSs representam, hoje, uma ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada à comunidade em curso no Estado.

Quem tiver interesse em saber mais sobre a Polícia Comunitária e sobre o Conselho Comunitário de Segurança pode entrar em contato com os membros do CCS, ligar ou se dirigir ao quartel da Polícia Militar ou Unidade da Polícia Civil de Glória de Dourados.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.