SEJUSP/MS e Comunidade da região Norte de Dourados iniciam tratativas para solenidade de posse dos membros do Conselho Comunitário de Segurança

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 28, 2017 as 12:34 | Voltar

Campo Grande (MS) - A secretária de Estado Justiça e Segurança Pública - SEJUSP/MS, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, reuniu-se com a comunidade da Região Norte de Dourados/MS, na noite dessa terça-feira (21), no salão paroquial da Igreja São Carlos, Jardim dos Estados, Região do BNH 3.º Plano, com o intuito de iniciar as tratativas para a posse da diretoria e demais membros do   Conselho Comunitário de Segurança - CCS da Região Norte daquele município.

Na ocasião fizeram-se presente o coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel da PM Carlos de Santana Carneiro, o comandante do 3.º Batalhão da PM em Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, Policiais que realizam o patrulhamento comunitário em Dourados e moradores da região.

Coronel  Carlos Santana disse que o trabalho da Polícia Militar em conjunto com a comunidade é uma ferramenta bastante eficiente no combate ao crime e à violência. O comando local da PM informou que trabalha para criar conselhos semelhantes em outras regiões da cidade.

Adilson Barison, eleito como presidente do CCS Norte, disse que o principal projeto do conselho é instalar câmeras de monitoramento em todos os bairros da região. Segundo ele, a região fica perto da reserva indígena e do anel viário, o que provoca maior preocupação dos moradores por ser rota de entrada e saída de ilícitos. Além disso, segundo ele, existem terrenos sem construção usados como “motel ao ar livre” e ponto de consumo de drogas, que precisam de vigilância constante.

Qual a finalidade do Conselho Comunitário de Segurança

Os CCS's são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas, reivindicações, sugestões, bem como  desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual de Polícia Comunitária.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os Conselhos representam, hoje, uma ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Participação e mobilização social, em integração com os diversos segmentos da segurança pública e da sociedade organizada.

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.