Com foco na prevenção, equipe da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária reúne-se com Promotoria de Justiça da Infância e juventude de Campo Grande/MS

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 1, 2017 as 15:42 | Voltar

Campo Grande (MS) – A equipe da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária ( Tenente -Coronel PM Edilson Ramos e Sargento PM Betânia Kelly, reuniu-se, na manhã de hoje (01), com o Representante do Ministério Público Estadual da 27.ª Promotoria de Justiça de Infância e da Juventude de Campo Grande/MS, Promotor Mateus Sleiman Castrini, bem como com a Delegada da Polícia Civil, Titular da DEAIJ – Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude, Dra. Aline Gonçalves, o Major da Polícia Militar, subcomandante do 10.º Batalhão de Polícia Militar Adilson Paiva e o Tenente PM Waltemar Aparecido Vieira, e ainda as Lideranças Comunitárias representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança da região do Aero Rancho, Grande Los Angeles e Pioneiros, Senhor Alberto Carioca, Matilde e Aldinei Francisco dos Santos respectivamente.

A referida reunião teve como objetivo buscar conjuntamente e de forma integrada, mecanismos para o combate e prevenção efetivos da criminalidade que vem se avolumando, nas áreas urbanas do Anhanduizinho.

Segundo relato dos próprios moradores dessas regiões, há um aumento expressivo de jovens, adolescentes e até crianças, nas ações delituosas nos bairros de suas representatividades, desde furtos, roubos, tráfico e uso de substâncias entorpecentes, inclusive, em muitos casos, há participação e consentimento de seus familiares.

Por entender, que segurança pública não é somente problema das instituições policiais, mas também de outras entidades da área da saúde, educação, assistência Social, Conselho Tutelar, Gestores dos Poderes Executivo estadual e municipal, que a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, vem promovendo ações comunitárias preventivas, envolvendo todos os segmentos corresponsáveis pela prevenção e atendimento das condutas delituosas, praticadas por jovens e adolescentes de Campo Grande.

Como encaminhamento, ficou pactuado que o representante do Ministério Público, irá elaborar um processo administrativo com todas as demandas solicitadas e demonstradas na referida reunião, tanto pelos representantes das comunidades como forças policiais, pautando por ações e mecanismos multidisciplinares com a convocação dos demais segmentos públicos do executivo municipal e estadual, para que de maneira integrada e conjunta, propiciem atendimento efetivo às necessidades em discussão, com foco na prevenção.

"A prevenção continua sendo o principal mecanismo de combate a criminalidade"!