Os Conselhos Comunitários de Segurança de Taquarussu, Mundo Novo e lideranças comunitárias de Dourados receberam capacitação no mês de agosto

Categoria: Agenda | Publicado: terça-feira, agosto 27, 2019 as 13:20 | Voltar

Campo Grande (MS) – Visando a capacitação dos membros dos conselhos comunitários de segurança (CCS) e lideranças comunitárias, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária (CPCOM), tem-se empenhado, no sentido de levar o conhecimento técnico e também interagir com as lideranças, numa verdadeira troca de experiência.

No município de Taquarussu, a capacitação aconteceu no dia 06 de agosto, já no município de Mundo Novo foi dia 15, fechando o ciclo de palestras no município de Dourados no dia 17 deste mês, junto às lideranças comunitárias locais. Assim, gradativamente a CPCOM, vem atualizando e capacitando os conselhos por meio da renovação de conhecimentos na filosofia de polícia comunitária.

 

Mundo Novo

O contato com a comunidade organizada permite que o conhecimento sobre a filosofia de polícia comunitária seja levado às bases de nossa sociedade e seja capaz de tornar os conselheiros mais seguros de sua função, fortalecendo assim o relacionamento dos conselheiros e de suas comunidades com as forças de segurança pública, marcando desta forma a participação social, que neste caso pôde ser sentido a partir do esclarecimento de dúvidas e do posicionamento expresso de cada conselheiro tornando possível à Coordenadoria Estadual fazer um diagnóstico desses grupos e realizar seu trabalho com mais legitimidade dentro de sua competência.

Observa-se, portanto, que o perfil dos conselheiros é de quem realmente está preocupado com a comunidade, sobretudo às questões que afetam a qualidade de vida dos moradores, uma vez que o envolvimento da comunidade estruturada em conselhos, por si só sinaliza a prevenção, por estarem imbuídos desta missão em seu cotidiano, atendendo o que preceitua a Constituição Federal em seu artigo 144. “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos ...”.

Dourados

Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s

Os Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Para mais informações, contatar a Coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800

 

 

Publicado por: Marlei Teixeira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.