SEJUSP amplia criação de Conselhos Comunitários de Segurança no Estado

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 10, 2017 as 13:35 | Voltar

Campo Grande (MS) – Foi realizada, no dia (08) do corrente mês, a solenidade de posse do Conselho Comunitário de Segurança – CCS do município de Terenos/MS.

O ato aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Terenos/MS, contou com a presença de autoridades e representantes de segmentos da sociedade local.

Entre as autoridades presentes estavam o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa, o Coordenador Estadual de Policia Comunitária – Carlos de Santana Carneiro, o Vice-Prefeito municipal senhor Felipe Salomão, Presidente da Câmara Municipal Vereador Silvio Lopes, O Delegado de Polícia Civil Fabio Leite Brandalise, o Comandante do 1.º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Ângelo Ajala, O Comandante do pelotão da Polícia Militar de Terenos tenente Rezende juntamente com seu efetivo e lideranças locais.

Durante a solenidade tomou posse como presidente do CCS o senhor Carlos Jean Campos Lemos juntamente com toda sua equipe da diretoria e demais membros efetivos para um mandato de três anos- 2017-2020.

Desde o ano de 2002, a partir do Decreto de n.º 11.033, o qual dispõe acerca da criação dos CCS’s, em todo Estado de Mato Grosso do Sul, iniciou-se a  implementação dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Situação dos CCS’s

Atualmente, no Estado de Mato grosso do Sul, encontram-se instituídos 62 Conselhos Comunitários de Segurança, sendo 40 no interior do Estado e 22 na capital- Campo Grande/MS.

A implementação dos Conselhos Comunitários de Segurança vem demonstrando que a atuação policial nos processos de proteção de segurança do cidadão depende da integração e participação social, confirmando o preceito constitucional de que “a Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”. (CF. Art. 144).

Dessa forma, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária vem promovendo e desenvolvendo ações preventivas com a finalidade de fomentar e orientar as lideranças comunitárias a mobilização e participação social, contribuindo de maneira articulada e no combate à violência e a criminalidade nos bairros e municípios onde são instalados os CCS’s.

A finalidade e a composição dos CCS’s

São compostos por pessoas de um município, mesmo bairro ou não, que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas,  estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais, ou seja, atuar junto às forças policiais estaduais, recebendo reivindicações, sugestões e críticas da comunidade e encaminhando-as para  as autoridades e órgãos competentes.