SEJUSP realiza audiência pública no município de Taquarussu-MS

Categoria: Agenda | Publicado: terça-feira, maio 28, 2019 as 11:38 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária (CPCOM) realizou na noite desta terça (21) audiência pública no Município de Taquarussu, a fim de orientar o processo de implantação do Conselho Comunitário de Segurança - CCS.

O evento aconteceu na câmara municipal onde se reuniram representantes das forças de segurança pública e lideranças comunitárias,  objetivando a disseminação da filosofia de polícia comunitária dentro das instituições de segurança pública e principalmente, o fortalecimento da integração entre Polícia e Comunidade, no estabelecimento de estratégias preventivas de segurança pública, conforme preconiza o artigo 144 da CF  “segurança pública é dever do Estado, Direito e também responsabilidade de todos”.

A audiência contou com uma palestra esclarecedora sobre o tema, ministrada pelo Capitão QOPM Edcezar Zeilinger, Gerente de Conselhos Comunitários de Segurança Pública, com o objetivo de garantir a oportunidade de sensibilizar a comunidade e representantes de organizações governamentais para importância da participação da sociedade neste importante cenário, que ocorre por meio do CCS, tornando-se uma realidade a partir da instituição formal deste no município, através de resolução publicada pela SEJUSP/MS.

Trata-se, portanto, de um espaço público legalmente instituído que oportuniza o exercício da cidadania, sobretudo, a discussão de temas voltados para segurança pública, com ênfase na prevenção, onde os problemas poderão ser tratados a partir de sua origem, baseada numa gestão democrática.

Segundo o Tenente Coronel PM André Henrique de Deus Macedo, Comandante do 8º BPM, “a formação do conselho comunitário de segurança é a semente no exercício da cidadania que só germina onde a terra é fértil e aqui em Taquarussu certamente a terra é fértil”! Afirmou que “Não tem como prestar segurança pública sem ouvir a comunidade local, a reserva de conhecimento está com ela”.

Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s

Os Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Para mais informações, contatar a Coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800

Publicado por: Marlei Teixeira