SEJUSP promove capacitação e posse dos Conselheiros Comunitários de Segurança de Angélica – MS

Categoria: Agenda | Publicado: sexta-feira, maio 10, 2019 as 13:07 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária (CPCOM), empossou na noite de quarta (08) a diretoria do conselho comunitário de segurança no município de Angélica e seus respectivos membros, para o triênio de 2018-2021.

O evento foi realizado no plenário da câmara de vereadores, onde se reuniram as autoridades e lideranças locais e contando ainda, com a presença dos presidentes dos Conselhos comunitários de segurança dos munícipios de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, demonstrando, não só a interação das forças de segurança pública com a comunidade local, mas também, destacando-se sobretudo pela participação em âmbito regional,  quando  foi criado a oportunidade de troca de experiência e de fortalecimento dos conselhos, apontando que é possível a produção da segurança pública com princípios democráticos.

Em ato oficial foram empossados na presidência o Sr. Everaldo Américo Mateus, e na vice-presidência, o Sr. Caio Jansen da Silva Barbosa, os quais se comprometeram, junto com o conselho, a trabalhar pelo progresso, harmonia e segurança da comunidade. A instituição de mais um conselho significa ainda, uma disponibilização de recursos intrínsecos à construção da própria cidadania, por meio do qual, a comunidade deixa de ser sujeito passivo, assumindo um papel ativo, engajada na colaboração da prevenção e preservação da ordem pública, visando o bem-estar social.

Antes do evento, ainda ocorreu a capacitação dos conselheiros, através de instruções ministradas pelo Capitão Edcezar Zeilinger, gerente de conselho comunitário de segurança da CPCOM, o qual discorreu sobre  a filosofia de polícia comunitária e o regulamento dos conselhos, chamando a atenção para “a importância das reuniões de conselhos para a segurança pública, uma vez que fortalece e legitima as ações de polícia”, bem como acrescentou que “a participação cidadã está no centro do conceito de polícia comunitária, não como uma concessão do estado, mas como direito do cidadão”, por fim foi demonstrado que a filosofia de polícia comunitária é uma das prioridades dentro da gestão atual da Secretaria de Segurança Pública.

Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s

Os Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Para mais informações, contatar a Coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800

Publicado por: Marlei Teixeira