Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária Reestrutura o Conselho Comunitario de Segurança de Amambai

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 12, 2018 as 22:28 | Voltar

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária se reuniu, com os membros do Conselho Comunitário de Segurança do município de Amambai, na câmara municipal, na noite desta terça (10). O encontro contou com a participação do Defensor Público Marcelo Marinho, Delegado de Polícia Mikail Gouveia, Comandante da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar Tenente Coronel Wesley Araújo, Major BM Romiran e Presidente da Câmara Dilmar Bervian.

O objetivo da visita foi capacitar os membros dos conselhos visando à reestruturação, oportunidade em que foi esclarecido, sobre o papel do conselho junto à comunidade local, visando à interação entre a polícia e a comunidade.

O Tenente Coronel PM Edilson abordou sobre a filosofia de polícia comunitária, considerada indispensável para uma atuação efetiva dos agentes de segurança pública, baseada numa responsabilidade compartilhada entre as forças de segurança pública e a comunidade.

Trata-se, portanto, de um município no qual 30% dos habitantes são indígenas, o que requer a compreensão da sua cultura em primeiro, para se desenvolver estratégias de prevenção e combate da criminalidade, promovendo inclusive a integração entre os moradores.

Na oportunidade,  a Sargento PM Betânia falou sobre a importância dos conselhos e os principais mecanismos de organização junto à comunidade, advertindo que “uma comunidade organizada e participativa consegue melhorar sua realidade, com o exercício da cidadania, na busca de seus direitos junto às autoridades competentes.”

A Sargento PM Marlei concluiu a capacitação, falando sobre o regulamento dos conselhos, conforme preconiza a Resolução/  SEJUSP/Nº 271 de 11 de abril de 2003, explicando sobre a finalidade, ética e atribuições dos respectivos membros.