Conselho Comunitário de Segurança de Sidrolândia Recebe Visita Técnica da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 12, 2018 as 22:03 | Voltar

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária se reuniu, na manhã desta terça (10) com os membros do Conselho Comunitário de Segurança do Município de Sidrolândia, na sala do Comando da 8ª Companhia Independente. O encontro contou com a participação do Presidente do Conselho, Vereador Valdecir, Vice-presidente Vereadora Vilma e o Comandante da Polícia Militar Major Souza Lima.

O objetivo da visita foi tratar sobre os problemas de criminalidade local e planejar estratégias de prevenção e combate, priorizando, sobretudo a questão da violência familiar.  O Tenente Coronel Edilson, Coordenador de Projetos, relatou sobre a importância do conselho no sentido de promover a aproximação entre a comunidade e as autoridades locais. “Há uma necessidade de se desenvolver um trabalho de conscientização direcionado aos homens, visando à redução da violência doméstica”, acrescentou.

Na oportunidade, Major Souza Lima afirmou que “os policiais da unidade farão curso no Município de Amambai, sobre a lei Maria da Penha, o que possibilitará a inovação das estratégias de prevenção e combate”.

As peculiaridades do município foram apresentadas pelo presidente do conselho, o qual destacou que possui 28 assentamentos, 6 aldeias e 2 distritos sendo que estes assentamentos chegam a comportar até 4 mil pessoas e, portanto, há necessidade de se desenvolver um trabalho voltado a este público.

A vice-presidente enfatizou sobre o projeto de criação da sala lilás para atendimento à mulher, sugeriu também, a patrulha Maria da Penha, apontando para o possível impacto psicológico, causado por este tipo de policiamento.

Foram discutidas diversas estratégias para incluir o público masculino, deixando pré-definido o plano de ação, ainda, para este semestre, que não deve ser restrito apenas à área urbana, mas principalmente na área rural.