Conselho Comunitário de Segurança da Região Central tem nova diretoria para o triênio de 2017-2020.

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 1, 2017 as 15:26 | Voltar

 Campo Grande (MS) – Na noite desta terça-feira (28) ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central de Campo Grande para o triênio de 2017-2010. Na ocasião, assumiu o cargo de presidente Eliezer Melo Carvalho, de vice-presidente José Luiz Kreutz, sendo estes, os novos sucessores do conselho que foi instituído em 20 de outubro de 2003, garantindo assim, a continuidade da participação comunitária na gestão de segurança pública.

O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que fez questão de enfatizar a importância da Polícia Comunitária, que tem uma nova filosofia de atuação das polícias, marcada pela intensa participação da comunidade na resolução dos problemas.

“O trabalho desenvolvido pela Polícia Comunitária é entendido como a conjugação de todas as forças vivas da comunidade, sob a coordenação de policiais designados no sentido de preservar a segurança pública. É importante a participação dos Conselhos fazendo um trabalho de integração, porque essa voz unida faz eco na classe política, na reivindicação para que segurança pública não seja apenas um tema ocasional, e passe a ser tratada efetivamente como política de estado”, disse José Carlos Barbosa.

Na oportunidade, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, reafirmou seu apoio ao trabalho desenvolvido pelos Conselhos Comunitários de Segurança. “Acredito muito no trabalho da Polícia Comunitária, que vem promovendo segurança com apoio da comunidade, ratifico nosso compromisso com a integração e soma de forças para juntos identificarmos, priorizarmos e solucionarmos os problemas de segurança pública e demais demandas da comunidade”, afirmou o comandante.

fonte: SEJUSP/MS

O Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Coronel PM Carlos Santana Carneiro, manifestou a emoção ao se recordar dos desafios enfrentados na fase embrionária desta nova proposta de atuação policial, no Estado de Mato Grosso do Sul, que por vezes sofria o descrédito que é peculiar à apresentação do novo. “Durante a carreira pude acompanhar de perto a implantação de cada Conselho no Estado, contribui também com a capacitação de membros de outros Estados brasileiros e outros países”, afirmou.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com mais de 50 Conselhos Comunitários de Segurança em funcionamento, provando cada vez mais a sua visível eficácia por meio da oportunidade que é a dada aos conselheiros para discutir as causas bem como sugerir alternativas de resolução, numa parceria um tanto comprometedora, digna de ser divulgada. Trata-se, portanto, de uma jornada que tem exigido muitos esforços, sobretudo daqueles que fato acreditaram e acreditam na possibilidade de expandir esta filosofia inovadora.

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.